4- ABDOMINAL HIPOPRESSIVO.
Que tal uma barriga negativa?
Modelos de exercícios para a região abdominal, considerados como hipopressivos, foram criados na década de 80 pelo Dr. Caufriez. Tratam-se de exercícios que aliam a técnica postural com procedimentos respiratórios, ajudando assim, a reduzir também a região da cintura.
O exercício abdominal hipopressivo além de fornecer resultados estéticos interessantes para a região frontal do tórax, também contribui para evitar a incontinência urinária, além de ser uma opção segura para portadores de hérnia de disco. Não bastasse estes benefícios, pesquisas também sugerem o quanto é perceptível a importância dos exercícios abdominais hipopressivos para auxiliar o controle da constipação intestinal.
Dentre as formas mais simples de exercício abdominal hipopressivo, que dá para fazer em casa, temos: a posição em que ele pode ser feito com a pessoa deitada com os braços ao longo do corpo e a posição sentada.
Deitado/a
Com os pés apoiados no solo e a região toda da coluna bem acomodada ao solo também, inspire o ar. À medida em que for soltando-o, durante a expiração, contraia o máximo que puder o seu abdomen, sem tirar as costas ou a cabeça do chão.
Repita cerca de 5 a 10 vezes este procedimento, porém em cada repetição, procure permanecer com o abdomen contraído por cerca de 3 a 5 segundos. Após realizar cada procedimento ( inspiração e expiração com contração ) dê uma breve pausa, mas sem "soltar" ou relaxar demais a região abdominal, o melhor é continuar com a região levemente contraída.
Sentado/a
Sente-se numa cadeira com a coluna ereta e os dois pés apoiados no chão. Faça o mesmo procedimento respiratório do exercício deitado: contraia o abdomen como se quisesse levar o umbigo de encontro às costas durante o movimento de expiração.
Acesse o link abaixo para conhecer informações sobre como melhorar a aparência do abdomen: